quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Noah - Darren Aronofsky

Boa tarde.

Noah me impressionou pra caramba. Escrito pelo célebre diretor Darren Aronofsky (Cisne Negro, Fonte da Vida etc), a graphic novel apresenta a história bíblica de Noé, um homem encarregado pelo próprio Deus de construir uma arca que viria a abrigar todos os animais durante a primeiro e último dilúvio do mundo. Particularmente eu me amarro em história bíblica, mas vou confessar que não foi muito bem isso que me fez sorrir ao ler esse quadrinho.

Clique para ampliar
Em primeiro lugar, a arte interna dele é soberba. Lindíssima. Um dos poucos casos em que as capas conseguem ser menos bonitas que o traço da história. Em segundo lugar, o roteiro, pra variar um pouco, é sensacional. E em terceiro e último lugar, o meu ponto favorito: Aronofsky criou uma nova estética pra contar a história. A perspectiva que temos das histórias bíblicas sempre é carregada de referências estéticas ocidentais. Imaginamos Noé como um bom velhinho, caucasiano, com barbas brancas (feito Gandalf) e roupas que se assemelham a de andarilhos da estrada. Aronofsky quebrou completamente esse paradigma apresentando um Noé másculo, cheio de receios e cheio de Fé. Um verdadeiro guerreiro tribal dos primórdios do Gênesis que buscava uma vida de paz.

Outro detalhe que achei genial é que a história é contada da perspectiva judaica e não cristã. Ou seja, é a mesma história, os mesmos fatos, mas de outro ponto de vista. Matusalém aparece com uma aparência digna de um personagem excêntrico e assustador de 300 de Esparta (Frank Miller). É mostrada com ênfase a raça de gigantes (os neflins) que é apenas citada na Bíblia e é mais focada no livro apócrifo de Enoque (pai de Matusalém, bisavô de Noé).

Resumindo: Noah é uma graphic novel tremendamente bela e bem escrita. Vale muito a pena ser lida. Dividida em quatro volumes, apenas o primeiro foi lançado. Aronofsky tem planos de transformá-la em um filme. Inclusive, as negociações de elenco já estão sendo faladas internet à fora. Nomes como Jennifer Conelly, Russell Crowe e Emma Watson frequentemente são citados.

No mais, eu RECOMENDO [5/5].

Tenha uma boa tarde.

Guilherme.

5 comentários:

  1. Onde vc encontrou? já procurei até na net pra baixar se conseguisse e não acho...

    ResponderExcluir
  2. @Di Angello, o scan tem aqui: coringafiles.com. Eu já li também e realmente é fantástica !

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de ler, pode mandar o link, pode ser até em ingles

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails