sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Laranja Mecânica - Anthony Burgess


Bom dia.

O livro, escrito por Anthony Burgess, é na verdade mais conhecido pela sua famosa e icônica adaptação ao cinema, dirigido pelo grande Stanley Kubrick, em 1971. Em resumo, conta a história de Alex, um líder de gangue em uma Londres futurista, que choca o leitor com seu puro prazer por ultraviolência, cometendo espancamentos, estupros e assaltos por mera diversão.

O que acontece é que Alex passa dos limites, e a única maneira de sair do buraco em que ele se enfiou é aceitar ser cobaia de uma rigorosa experiência social do governo para eliminar tendências criminosas. Achei interessante o modo do governo responder às atitudes violentas dos jovens das gangues: com um método tão agressivo, desumano e doloroso quanto os próprios atos de Alex. O método aplicado ao personagem é tão cruel e lastimável, que ele perde praticamente seu livre arbítrio, tornando-se refém de si mesmo. Tem que ler para saber exatamente o que foi esse processo para o personagem e o que isso causou a ele e à toda a sociedade. Uma coisa que digo é que vale muito a pena ler o livro e não apenas ver o filme, por uma simples razão: o autor cria uma "linguagem" única chamada nadsat usada pelas gangues de Londres. 

Dessa forma, soma-se mais um impacto na leitura: um grande estranhamento às palavras além do grande choque à crítica do livro e temática abordada. Quando comecei a ler achei extremamente bizarro, e isso pra mim foi demais. Palavras como "druguis", "horrowshow", "devotchka" e "skorre" enchem os parágrafos das páginas, não apenas tornando o livro mais interessante, mas especialmente mais inquietante. Eu realmente espero que seja tão bom pra você quanto foi para mim ler essa obra, de verdade. Por isso que eu o RECOMENDO [5/5].

Tenha um bom dia,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails