sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nosferatu - A Sinfonia do Horror


Boa noite.

Hoje vou recomendar um filme que comprei essa semana. Seu nome é Nosferatu. Ele é baseado na obra "Drácula" de Bram Stoker e foi um ícone dos filmes de terror. Feito em 1922, Nosferatu não foi um sucesso de bilheteria por alguns motivos. O primeiro deles é que ele é um filme mudo de terror alemão. Isso mesmo. Aquelas plaquinhas que aparecem com as falas entre uma cena e outra estão todas em alemão. Isso com certeza dificultou um pouco sua popularização em um contexto em que os filmes Hollywoodyanos estava ascendendo.

O outro motivo é que Nosferatu foi lançado na Europa em um tempo em que a Europa sofria de um pequeno mal: A Guerra. Os rolos do filme original se perderam durante a segunda guerra mundial. A internet ainda não existia (óbvio) e consequentemente a conservação de filmes não contava com o apoio dos Torrents, Rapidshare's, Megaupload's etc.

O filme fala sobre um corretor de imóveis que recebe uma carta de um misterioso comprador que mora Transilvanya. Na carta ele dizia que estava interessado em comprar uma casa na Alemanha. O corretor viaja até a Transilvanya e lá conhece Nosferatu, que se revela sociável apesar de possuir uma certa aurea de horror em torno de si. Ele vende uma casa em frente à sua para o horripilante Anfitrião.

Mas Nosferatu quer mais do que a casa. Seu desejo e sina é possuir a alma da mulher do corretor. Pois bem, basicamente é essa a sinopse que eu posso dar sem estragar a mágica do filme. Infelizmente, por ser uma história clássica em um filme clássico, acaba se tornando clichê para a maioria das pessoas. Tenham certeza: é um dos melhores filmes de terror que eu já ví. Por esses e outros motivos mais, eu o RECOMENDO [4.5/5]

Tenham uma boa noite,

Guilherme.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails